TRANSLATE

SE QUISER RECEBER AS POSTAGENS DESTE BLOG, CLIQUE ABAIXO...

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Ame-se, valorize-se, você é um ser único

Quando penso no tema desta mensagem, lembro-me do exemplo de vida que NICK VUJICIC cede ao mundo (coloquei o vídeo dele ao final desta mensagem, gostaria que você o assistisse). A maneira com que nos vemos define a forma com que lidamos com os obstáculos da vida. Se Nick tivesse uma auto imagem distorcida do que Deus diz que ele é, em sua palavra, com certeza, não seria hoje um exemplo de fé, foco, força, superação e confiança em Deus! Ele poderia se ver como "um coitadinho", "um pedaço de carne incompleto", mas ele descobriu que o valor de uma pessoa transcende sua aparência física e que a completude e plenitude da vida não se conseguem com qualidades exteriores, pelo contrário, são os valores que emanam do coração que determinam nossa qualidade de vida. Nick descobriu, em Deus, que um homem não é completo quando tem braços e pernas, mas sim, quando tem seu coração preenchido pela paz de Deus que excede todo entendimento... descobriu que ele é uma obra prima das mãos de Deus, que foi feito a imagem e semelhança do Altíssimo, que pode tudo em Deus que o fortalece..."E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7" "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37" Essa verdade libertou seu coração para viver em novidade de vida e ser um exemplo que nos inspira a uma vida de gratidão a Deus, independente das circunstâncias! Quando, realmente, entendemos com o coração o que o salmista revela ao dizer: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139:16", sabemos que o Senhor nos escolheu desde o ventre de nossa mãe, tem um proposito em nossas vidas, e nos ama com amor eterno; este conhecimento nos completa independentemente do que dizem ou sentem a nosso respeito.

 Conheço, também, duas jovens que são gêmeas siamesas, cada qual tem, apenas, uma perna, mas são mulheres completas, felizes, amáveis e amadas, dão um "banho de auto estima" em muitas outras que tem todos os membros e sentidos em pleno estado, mas que insistem em procurar e ressaltar "defeitos" em suas aparências físicas. Nick e essas duas jovens são exemplos de que "a síndrome do patinho feio" não tem a ver com a forma física, mas com a saúde emocional, sempre podemos desenvolver a arte de sermos escritores de nossa própria história, desde que não nos enxerguemos como "vítimas do destino." Quando escolhemos olhar para nossas eficiências ao invés das deficiências, a vida ganha cor, leveza, sentido e beleza!
Ao contrário deles, muitas pessoas, que possuem todos os membros do corpo e sentidos em perfeito estado, sofrem de baixa estima. Normalmente, as mulheres são as campeãs em investigar e ressaltar seus defeitos, mas existem muitos homens que também sofrem deste mal. Vemos muitas pessoas deformadas por modificarem o corpo na esperança de alcançarem o padrão de beleza surreal imposto pela mídia. Uma coisa é cuidar da aparência, outra é ser escravo dela. Nós, mulheres, não precisamos ter o corpo da Gisele Bündchen para sermos bonitas. Homens, vocês não precisam ser musculosos, altos, aplicar gel, anabolizantes, para serem belos. Não é o tipo de roupa ou marca que você usa que tem o poder de te transformar em alguém atraente ou elegante. A verdadeira beleza é aquela que emana de nosso coração, esta não se corrói com o tempo, não termina com o avançar da idade.
"O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate." (Provérbios 15:13). A alegria que vem de Deus é a formula da beleza permanente. Quando uma pessoa não se ama, ela pode ter um cabelo perfeito, um corpo lindo, que só olhará para um "pneuzinho" que aparece quando senta e, por isso, já se acha uma "borracharia"! O pior é quando começa a fazer propaganda negativa de si mesma para seu companheiro (a), esse é um grave erro, porque as pessoas compram a imagem que vendemos de nós mesmos, se não nos valorizamos ninguém irá nos valorizar.
Nosso Deus é criativo, se você observar os detalhes da natureza, poderá responder: os pássaros tem a mesma cor, tamanho, forma? As folhas e flores das árvores possuem a mesma tonalidade? Até mesmo no reino animal e vegetal, podemos contemplar a beleza da diversidade. Semelhantemente, Deus também foi criativo ao nos criar, nos fez belos e diferentes "quando criou cada um de nós, Ele jogou a forma fora." Não existe ninguém no mundo que tenha a mesma digital ou a mesma íris do olho que você! Existem pessoas de diferentes estaturas, formas, pesos, cores, assim como na natureza, nossa heterogeneidade é o que nos torna lindos e especiais!
A mídia tem um interesse comercial em pré-estabelecer um padrão de beleza para a sociedade, trata-se de uma forma de alavancar as vendas de cosméticos, mercado estético, cirurgias plásticas, e etc...Tudo isso para que nos encaixemos em uma forma única e rentável aos cofres dos que estão no poder. As mulheres/homens que vemos na TV, na revista, não são tão linda(o)s como aparentam ser, há edições, maquiagens, que fazem milagres. O público os vê e assume como alvo ser igual a uma fantasia, alguém que não existe no cenário da realidade. Assim, o desejo de quem está no poder é criar uma sociedade que prioriza a aparência ao invés da interioridade, da ética, da espiritualidade, do conhecimento, ou seja, nos transformar em uma massa de pessoas fáceis de se manipular. Vemos uma geração de pessoas performáticas que ainda não encontraram sua real identidade em Deus, vazias, com desejos suicidas, desperdiçam suas vidas enquanto muitos lutam por uma na fila dos hospitais.
Meu convite para você hoje é: Seja você mesma(o), valorize-se, ame-se, caso contrário, ninguém vai te valorizar! Ressalte suas qualidades, pare de apontar seus "defeitos"! Diga para o seu esposo(a), namorado(a), o quanto ele/ela é feliz por estar ao lado de alguém tão especial como você! Gostaria que você se olhasse no espelho agora, com muita gratidão a Deus por cada detalhe que te faz única(o), e dissesse: Eu sou linda(o), perfeita(o), uma obra prima das mãos de Deus! Não sou apenas um pedaço de carne ambulante, sou uma mulher/homem completa(o), inteligente, emotiva(o), fantástica(o), única(o)!
Deus sonhou com você desde o ventre da sua mãe, Ele não comete erros! Sua cor, seu tamanho, seu peso, suas medidas, foram desenhadas pelo Grande Desenhista e Estilista do Universo! Nós fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, só isso já diz tudo! Abra mão da baixa estima, não deixe que ela evolua para uma anorexia, depressão, e outros transtornos psiquiátricos. Para Jesus e para as pessoas que, realmente, te amam, você não poderia ser mais linda(o) do que é neste exato momento. Quem diz que você precisa mudar para ser bela, provavelmente, não te ama e não merece estar do seu lado.
Você não precisa que outras pessoas reconheçam o seu valor, Jesus já o fez na cruz, deu a maior prova de que você tem mais valor do que todo o ouro do mundo! Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13. Nada que você seja ou faça tem o poder de diminuir ou aumentar o amor de Deus por você...Ele te ama intensamente, incondicionalmente e eternamente! Como diz a canção do Anderson Freire: "você é um espelho que reflete a imagem do Senhor, não chore se o mundo ainda não notou, já é o bastante Deus reconhecer o seu valor." Seja espelho que reflete a imagem do Senhor ao invés de refletir os padrões da mídia e toda a "comida enlatada" que ela oferece ao seu cérebro. Deixe Deus te mostrar o valor que você tem, veja-se através dos olhos Dele, você verá que a sua vida ganhará sentido!
Se esta palavra é para você, glorifique a Deus e, a partir de hoje, ande em novidade de vida, valorizando cada dia como se fosse o último! Ame-se para que você tenha condições de amar seu próximo como a você mesmo!

AUTORA: DEYSE L. S. PATOLEIA

 

4 comentários:

  1. Lindo texto! Graças a Deus não estou vivendo essa fase de baixa estima, mas me deparei com esse texto e o comecei a ler e não pude parar. Certamente essas palavras já ajudaram e irão ajudar a muitas pessoas. Deus abençoe sua vida! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Jefferson de la Puente! Glória a Deus! Fico feliz pelo feedback. Seja sempre bem vindo a refletir conosco e deixar seus comentários para enriquecer as publicações

      Excluir
  2. Bom dia! Comecei a ler seu texto e não pude parar, linda mensagem! Graças a Deus não estou vivendo essa fase de baixa estima, mas de deparei com esse texto e foi muito edificante para mi. Deus abençoe sua vida! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Louvado seja o Senhor! Muito obrigada por deixar aqui seu comentário, enriquecendo esta postagem. Fico muito feliz de saber que este Blog tem sido canal de Deus para edificação dos que o leem.
      Que Deus te abençoe.

      Excluir