TRANSLATE

SE QUISER RECEBER AS POSTAGENS DESTE BLOG, CLIQUE ABAIXO...

domingo, 6 de março de 2016

Descarte as más sementes que plantaram em seu coração


Já percebeu que tem pessoas com as quais conversamos que parecem ter a capacidade de nos dar asas para voar; após conversarmos com elas, nós saímos mais leves, mais puros, mais santos, mais crédulos...contudo tem outras que parecem, tal como Ruben Alves dizia, ter o poder de prender nossos pés no chão com estacas.
Já aconteceu de você estar com seu coração angustiado e precisar desabafar com alguém, aí você vai orar, mas ainda assim você sente que precisa compartilhar com outro ser humano, ouvir uma opinião, só que você cometeu o equivoco de abrir parte de seu coração com a pessoa errada? Não sei quanto a você, mas já cometi este erro algumas vezes e, depois, quando percebi que escolhi errado a pessoa, pedi a Deus que apagasse da mente dela o que eu havia falado (risos)...Só que, na verdade, eu cometi o erro e pedia a Deus que o concertasse, quando deveria discernir com quem estava falando antes de abrir parte de minha intimidade; Contudo, agi tolerantemente comigo mesmo, não me cobrando mais do que tinha condições de fazer naquele momento, afinal somos seres humanos, suscetíveis a enganos. O ato de perdoar não é só em relação ao outro, mas também em relação a nós mesmos. Por vezes, nos cobramos demais e, por não saber lidar com nossas imperfeições, acabamos nos martirizando ao invés de aprendermos com nossos erros.

Após esses erros de compartilhamentos equivocados, nos sentimos mal interiormente, angustiados, pois recebemos conselhos que não produziram cura, paz, animo, vida, pelo contrário, eles produziram duvidas, incredulidades, ansiedade e medo...A bíblia diz que:
"Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança." (provérbios 11:14)
 Todavia, nem todos os conselhos são sábios e, por isso, muitos tem caído por acolhe-los em suas mentes. A bíblia nos ensina que:
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."(Salmos 1:1)
Quando a bíblia nos diz para não pegar conselhos com ímpios, já rotulamos que ímpio é quem pertence a tal religião, tal denominação, que tem tais práticas...Imaginamos que se pegamos o conselho com aqueles que tem "títulos de cristãos" está tudo certo, ainda mais se tiverem "cargos na igreja"...Mas nem sempre é assim, temos lobos em pele de cordeiro, pois a bíblia diz que o joio cresce junto com o trigo. Então, tem muita gente que se diz cristão com uma mentalidade que ainda não foi renovada por Cristo, gente que tem uma mente bem diferente da que Jesus demonstrou ter.
Já tem outras que não possuem cargos ou títulos, mas que são sábios em suas concepções e possuem grande entendimento do evangelho de Cristo. Cada um dá o que tem, se a pessoa não tem luz sobre um assunto, então compartilhará das trevas que há no coração dela e digo a vocês que, muitas vezes, as trevas são compartilhadas de modo inteligente, bem argumentado, cheio de lógica, mas...não há verdade, não há luz, não há vida, não há concordância com o evangelho genuíno de Jesus! Há muitas pessoas que vão compartilhar conosco do "Jesus" que elas fabricaram, bem diferente do da bíblia, um que atende suas expectativas, que não confronta seu modo de viver, que não procura corações de discípulos, Ele apenas é um "gênio da lâmpada" que satisfaz os anseios e acaricia o ego...
A bíblia nos adverte: " Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes". (1 Coríntios 15:33).
Quando conversamos com pessoas que transferem trevas para nosso entendimento (ratifico que isso, como disse, não tem a ver com a religião que a pessoa professa, mas com a renovação do entendimento e a riqueza interior do caráter), nos sentimos pesados e com dificuldade de esquecer o que foi dito e feito. Há também situações em que não chegamos a abrir o coração, mas o simples fato de conviver com pessoas negativas, para quem tem a "sindrome de esponja" já traz uma inquietação a alma.
A bíblia nos diz: "Examinai tudo. Retende o bem" (1 Tessalonicenses 5:21).
Por vezes, não conseguimos fazer isso e trazemos as sementes das ervas daninhas em nosso coração. A semente uma vez lançada é regada pelos nossos pensamentos, pelas nossas angustias, pela ansiedade e, principalmente, pela incapacidade de se esquecer; mais uma vez cito nosso saudoso Ruben Alves que nos dizia que: "O esquecimento, frequentemente, é uma graça. Muito mais difícil que lembrar é esquecer! Fala-se de "boa memória". Não se fala de "bom esquecimento", como se esquecimento fosse apenas memória fraca. Não é não. Esquecimento é perdão, o alisamento do passado, igual ao que as ondas do mar fazem com a areia da praia durante a noite."  Sim, esquecer é mesmo uma benção! A capacidade de reter somente o que é bom é maravilhoso!
Por isso, a bíblia nos diz que devemos guardar nosso coração "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23. Pois, quando nossos ouvidos não filtram o que escutam, nossos corações precisam ter uma camada protetora de fé para expulsar tudo o que não gera vida...Mas, Deyse, e se meu filtro no ouvido tiver falhado e a camada do coração tiver comprometida? E se não conseguir filtrar o que ouvi, vi, da minha cabeça, e aquilo atormentar meus pensamentos de modo a não me permitir se concentrar em outras atividades? Faça a seguinte oração com fé: Senhor arranca do meu coração e da minha mente todas as sementes lançadas pela fulana(o) (nomine a pessoa), eu não quero carregar esta pessoa dentro de mim. Naquilo que me ofendeu libero o perdão e abençoo esta vida, mas que não haja dentro de mim nada desta pessoa. Quero ser livre dela e neste momento a libero de mim. (então, você falará como se tivesse diante desta pessoa, a veja em sua mente, e diga o que se seguirá) fulana(o) eu libero você do meu coração e te abençoo em nome de Jesus. Entendo que cada um dá somente o que tem, por isso não quero nada de você no meu pensamento e no meu coração. Não há nada de ti dentro de mim, em nome de Jesus! (Se necessário, faça esta oração mais de uma vez, até que você sinta que foi gerado transformação e fé em seu coração).
 Não aceite passivamente os pensamentos que vem a sua mente. Desenvolva, diariamente, o exercício de reagir contra os "fantasmas" do seu subconsciente. Aprenda a criticar seus pensamentos, eles nem sempre estão certos e nem sempre estão de acordo com sua essência, por vezes são reflexos das más sementes, dos maus sentimentos. Reafirme para você mesmo seus valores, suas crenças, ao invés de alimentar as más lembranças e ideias fúteis que possam pairar sobre sua mente. Retome o controle de sua mente, não deixe que ela fique navegando no mar do pessimismo. "Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho." (Martinho Lutero)
Espero que você tenha conseguido fazer a oração que citei e que já sinta um grande alívio e leveza dentro de si. Aos poucos, Deus vai nos dando sabedoria para escolher os ouvidos certos para nos ouvir, Ele mesmo vai colocar no nosso caminho pessoas humanas, sinceras e com riqueza interior para nos ajudar. Mas se, ainda, não as encontrou não desanime, pois não existem só pessoas más no mundo, não generalize, pois ainda existem muitas pessoas boas que tem muitos tesouros guardados no coração para compartilhar contigo. Elas não são muitas, na verdade, amigos verdadeiros são perolas raras, quando os encontramos temos que nos esforçar para conservá-los e cultivá-los com amor, mas eles existem, não perca suas esperanças! Nem todos são joio, há muito trigo dentro das igrejas, quando você se priva da comunhão com seus irmãos por conta do joio, perde de ser abençoado pela convivência e compartilhamento de vida com o trigo.
Não se recrimine tanto por ter compartilhado parte de si com pessoas erradas, não se cobre tanto por ter permitido que elas dominassem seu emocional, determinando se você teria um dia feliz ou triste. Apenas, aprenda com essa situação, tome de volta a pena que você concedeu a outros e volte a escrever sua história! Não deixe que as sementes que lançaram em seu coração sejam regadas, cultivadas e dêm frutos, quando isso acontece mesmo sem perceber, vamos nos tornando em seres diferentes, distantes de nossa essência, nos transformamos em pessoas parecidas com nossos algozes. Aceite o convite de Deus: Arranque as sementes de ervas daninhas que lançaram em seu coração e seja feliz independente dos outros!
Por um processo lento, quando não há falta de perdão ou de liberação do outro, vamos nos fechando para relacionamentos, nos tornando mais frios, sempre se armando e esperando o pior das pessoas. Mas quando deixamos nossos corações só com as sementes boas, aquelas que produzem paz, amor, longanimidade, fé, esperança, consolo, exortação, edificação...Nos sentimos mais próximo do coração de Deus, nossos pensamentos ganham quietude e nossos sonhos ganham asas que nos levam para acima das mais altas nuvens de possibilidades!
A bíblia nos revela: " E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5).
 Sempre peço mais sabedoria e recomendo que você também o faça. Sempre precisamos dela para escolher com quem andamos, ao lado de quem nos posicionamos, com quem conversamos e que grau de intimidade concedemos a cada um. Veja que Jesus sabia se relacionar com a multidão, com os setecentos que o seguiam, com os quinhentos, doze discípulos, entre os doze Ele tinha três e entre os três havia um (João) que era mais íntimo. Ou seja, Jesus não discriminava ninguém, tratava todos com amor, contudo Ele sabia dar a cada um o grau de intimidade que eles mereciam.
A grande frustração acontece quando abrimos o coração com alguém que só deveríamos conversar sobre "assuntos comum a todos", ou seja: clima, politica, esporte, coisas genéricas; Sem revelar as áreas de nossa intimidade que não deveriam ser compartilhadas. Precisamos aprender a ter essa inteligência emocional com Jesus.
Se aprendermos com o Maior Mestre em relacionamentos que a humanidade conheceu - Jesus -, então nos decepcionaremos bem menos, pois não esperaremos das pessoas mais do que elas podem nos dar e não daremos a "qualquer pessoa" o grau de intimidade que não fez por merecer.
 
Autora: Deyse L. S. Patoleia.
 
* Olá, meus amado(a)s leitore(a)s! É muito bom ter vocês refletindo aqui comigo neste blog que o Senhor nos deu! Quero compartilhar que esta mensagem faz parte do meu livro "convites de Deus para você", o qual está disponível no www.wattpad.com Perdoem-me pela demora em novas publicações, devido a questões de trabalho e saúde meu tempo ficou bem limitado, mas meu coração está bem e muito feliz por poder compartilhar esta mensagem com vocês! Se esta mensagem for benção em sua vida não deixe de marcar +1 e de compartilha-la com outras pessoas, não seja um leitor(a) fantasma! Você pode ajudar esta mensagem a alcançar mais corações! Beijo no coração e que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário